quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sindicato repudia decisão do STF

Site Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais
18/6/2009diploma

Sindicato repudia decisão do STF

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais vem a público repudiar a infeliz e demagógica decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em reunião no dia 17 de junho, votou pelo fim da obrigatoriedade da formação superior para o exercício da profissão de jornalista. Entendemos que a medida representa uma ameaça à democracia e um profundo retrocesso não só para a categoria, mas principalmente para a sociedade, na medida em que, com a decisão, não existe agora nenhum requisito para o exercício da atividade de jornalista, comprometendo, portanto, a qualidade da informação.
Diante disso, o Sindicato aguarda a publicação oficial do acórdão do STF para avaliar as reais consequências da autoritária decisão. Sendo assim, nossa entidade continua seguindo suas atuais premissas na defesa de um jornalismo ético, de qualidade e comprometido com o direito à informação da sociedade. O Sindicato dos Jornalistas tem a certeza de que as empresas sérias e responsáveis continuarão abrigando em seus quadros os profissionais com formação superior em Jornalismo, para manter o compromisso com seu público de divulgar informações qualificadas.
A partir desse momento de profunda fragilização da categoria, o Sindicato mantém abertas as suas portas e convoca os jornalistas profissionais a se organizarem ainda mais na defesa pública de sua profissão, tendo em vista a urgente e necessária aprovação de um Projeto de Lei no Congresso Nacional que regulamente em definitivo a profissão de jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário